
O Alan estava em Toronto completando o curso de percussão erudita, de mestrado na faculdade de música, quando de repente encontrou uma banda de brasileiros trabalhando na cidade. Ficou completamente apaixionado com o samba e todos os instrumentos percussivos do gênero. Pendurou os estudos na faculdade e acabou se mudando para São Paulo e Rio por um tempo onde ele estudou com grandes mestres (mestre Tatá batera, Marcos Suzano, e Filó Machado, entre outros) e acabou trabalhando no circuito musical.
Tocando por 12 anos na banda de baile, Sombra e Àgua Fresca, ele se mergulhou nos estilos mais populares da época, e sempre voltava para o samba. O primeiro mentor percussivo dele, o Mestre Serjão, levou Alan para a sua primeira bateria, da escola de samba Arco Iris, em Jundiaí, S.P. aonde ele se aprimorou na tradição.
A experiência de apresentação de Alan Hetherington abrange muitos dos gêneros musicais no oeste, onde a percussão pode ser encontrada hoje. Ele se apresentou amplamente na América do Norte e do Sul e no Caribe: Cumbia na Colômbia, a tradição Joropo (maracas) na Venezuela, música afro-peruana em Lima, Peru, música folclórica cubana em Havana, e hoje se especializou nos diversos estilos musicais do Brasil...
Alan é o fundador e diretor da Escola de Samba de Toronto, atualmente ministra um curso de Bateria Brasileira na Universidade de Toronto e no Royal Conservatory of Music, e já viajou pelo Canadá, Estados Unidos e Japão ensinando a tradição.
A Fantástica Bateria de Alan, da Escola de Samba de Toronto, percorreu o Brasil em 2008, 2011 e 2016 com grande aclamação, e hoje o conjunto é considerado um dos principais elos culturais do Canadá com o Brasil.
A Fantástica Bateria de Alan Hetherington e Chocollatte, gravada em São Paulo e Toronto, é um tour de force CD de percussão que mistura expressões tradicionais e contemporâneas.
A vida musical brasileira de Alan é o tema do documentário do cineasta Avi Lev, We Are Samba with Beth Carvalho, Mestre Sombra, Mestre Odilon e outros.
Também digno de nota é o papel de Alan como produtor, diretor musical e performer com a artista vencedora do American Folk Music Award de 2018 Lenka Lichtenberg; lançando 3 CDs juntos, incluindo o mais recente, Embrace.
Em 2016, 2017 e 2018 Alan produziu e realizou turnês com Filó Machado e Celso Machado, além de Henrique Cazes e seu grupo (Canadioca) em festivais de música por todo o país. Em 2019 foi contratado para produzir Um Grande Encontro para o Festival de Jazz de Toronto e foi diretor musical de Rafael Piccolotto, Forró Sem Palavras, para a Orquestra de Fulô de Toronto.